Alunos concluem o ensino médio sem o conhecimento necessário em matemática
O nível de conhecimento em matemática fica abaixo do necessário quando os alunos concluem o ensino médio. Pelo menos é o que mostra o resultado do Saresp - Dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.Os números do ensino médio na rede estadual paulista foram considerados "longe do ideal" pelo secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho.
Os níveis de conhecimento foram separado em quatro pelo Saresp: abaixo do básico (conhecimento insuficiente), básico (possui conhecimento mínimo do conteúdo, mas possui estrutura para avançar), adequado (tem domínio pleno do conteúdo) e avançado (sabe mais do que o esperado).
"Não é um problema de São Paulo, é um problema do país, aliás de muitos países. Você não tem possibilidade de diversificar o itinerário do estudante no ensino médio", disse Palma Filho sobre o problema que acredita ser fruto do desinteresse dos alunos.
Em comparação a matemática, na prova de língua portuguesa o número de estudantes do 3º anos do ensino médio com conhecimento abaixo do básico cai pela metade. E os alunos com domínio pleno ou avançado representam um quarto do total.
Apesar de a maioria das médias do Saresp 2011 ter sido mais alta que as da edição anterior da prova, os alunos da rede estadual paulista não retornaram ao patamar registrado em 2009.
0 comentários:
Postar um comentário